segunda-feira, janeiro 29, 2007

Da demagogia pura e dura
















.
.
[Do Gabinete da SE vem a garantia de que a “emigração para o Reino Unido não tem diminuído”. No entanto, o mesmo documento a que tivemos acesso, acrescenta que oscidadãos não recorrem ao Consulado-Geral de Portugal em Londres” e que por isso, “não se justifica a manutenção de tanto pessoal”, uma opinião confirmada por fonte da SE ao nosso jornal.] Jornal as notícias, 19/01/2007, Páginas 1 e 9. Sublinhados do editor do post.
.
.
..
FAÇA VOCÊ MESMO. A RECEITA:

A meio milhão de portugueses disponibilize um Consulado com 11 funcionários e não se esqueça de adicionar 19 contratados a termo certo. Deixe fritar uns tempos largos em lume brando - pode ser uns anos - e reserve.
Não pague a segurança social aos trabalhadores contratados. Quando estes, suficientemente marinados, o pressionarem com a iminência duma greve, tente ganhar tempo interrompendo o processo com o tempero de uma recepção no conforto do seu gabinete e abrilhante-a com a presença dos média. Faça-os pagar metade da viagem para arrefecerem um pouco. Deixe andar mais uns tempos.
Quando começar a ferver (cuidado, evite queimar-se) use a sua autoridade para manter pressão na tampa da panela. Pode usar, por exemplo, a conhecida técnica culinária de, sonora e publicamente, se interrogar muitas vezes: - “Que língua falo eu?!”. Mas - atenção a este pormenor - não resolva nunca o problema.
Quando do cozinhado resultar uma greve longa de uma semana, incremente o caldo fazendo saber que o Poder levará a melhor à Razão. Da pressão contida da fervura resultará uma queixa-crime que mais tarde atestará a qualidade do cozinhado.
De seguida, coloque o gás no máximo, e apimente, adicionando um homem de confiança do aparelho do partido com disponibilidade para cumprir instruções ilegais. Prometa-lhe o que se promete nestas situações e use-o para moer o melhor possível os trabalhadores fervidos. Adicione umas declarações públicas avinagradas e volte a reservar: - mais tarde pensa no que fazer.
Se não conseguir pensar em nada, despeça, quer dizer, deite fora a parte que lhe parecer mais dura. Quando lhe for perguntado pelo resultado da receita, tente parecer grande e responda: “os cidadãos não recorrem ao Consulado-Geral de Portugal em Londres e, por isso, não se justifica a manutenção de tanto pessoal”.