sexta-feira, outubro 19, 2007

Predadores II

Nova listagem dos subsídios atribuídos pelo Fundo para as Relações Internacionais (FRI) no 1.º semestre de 2007.

Mais uma vez a Associação Mutualista Diplomática Portuguesa (MUDIP), uma entidade privada cujo objectivo é complementar a reforma e as despesas de saúde dos diplomatas, recebeu do Estado Português milhares e milhares de euros. - Desta feita, 458 942.21 euros.

- Desde 2002, a MUDIP recebeu daquele Fundo € 5,528,783.80.

- Desde o segundo semestre de 2005, ou seja, apenas durante o mandato deste governo, o valor em causa cifra-se em, pelo menos, €1,767,102.80.

Contudo, apesar do corpo diplomático português contar, neste momento, com cerca de 5 centenas de profissionais, parece que apenas uma pequena parte beneficia deste bodo: seria, pois, de grande utilidade pública saber-se quem são.

Esta prática, tendo cobertura legal e um diplomata e ex. Secretário de Estado dos Assuntos Europeus a assumi-la, não deixa de ser totalmente inaceitável.

Tudo isto se passa num país que pede todos os sacrifícios aos seus cidadãos. Num Estado que não paga segurança social aos seus funcionários.

- Neste contexto, é de um enorme topete anunciar em grandes parangonas que “(...) o Apoio Social a Idosos Carenciados (ASIC) das comunidades portuguesas é concedido a 3.910 emigrantes por se encontrarem "em situação de absoluta carência de meios de subsistência”. (...)” e que “(...) o montante do subsídio a atribuir varia em função do país de acolhimento e é actualizado, em cada ano, a partir do mês de Julho e tem como limite mínimo o montante de 30 euros (...)”. Atente-se na generosidade: “mínimo de 30 euros por mês”! Tristeza de país.

Um dia, no país que os portugueses merecem, estes predadores serão responsabilizados.