terça-feira, setembro 11, 2007

Vou já, já, resolver tudo!

Falta de professores de português está a ser resolvida “(...) Os imigrantes portugueses em Dusseldorf, na Alemanha, marcaram para sábado uma manifestação de protesto contra a falta de professores de português, uma falha que corre o risco de deixar cerca de mil alunos sem aulas.

Em declarações à TSF, a ministra da Educação explicou que teve conhecimento de «um problema de descontinuidade de um serviço de professores de português nas escolas públicas alemãs» mas que a situação estava a ser resolvida pelo secretário de Estado e o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Segundo Maria de Lurdes Rodrigues, o Ministério da Educação «ofereceu-se junto do governo alemão para assumir os encargos decorrentes desse trabalho, para permitir a continuidade dessas turmas de ensino de português». (...)”Cerca de 600 alunos vão ficar sem aulas de português na Alemanha“(...) Para Teresa Soares, os objectivos do governo são, a curto prazo, poupar o mais possível e a longo prazo acabar com o ensino do português no estrangeiro.

"Estive reunida com o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, na passada sexta-feira e ele disse-me que este ensino custa muito dinheiro ao erário público, não há razão para serem professores de português a dar as aulas e que o ensino podia ser integrado no currículo local", afirmou a docente.

"A integração do ensino do português como língua estrangeira na Europa é uma utopia. Não há nenhum país que vá integrar o português no currículo", sublinhou. (...)"